Edições anteriores

  • IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: Corpo, (Anti)Racismo e (Pós)Colonialismo
    v. 9 (2023)

    Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (CPQMH) é um evento científico internacional e itinerante organizado desde 2003 pela Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Depois de já ter sido realizado no Brasil, Chile e Moçambique, a 9.ª edição foi realizada em Portugal, na cidade de Coimbra, entre 27 e 29 de novembro de 2023, numa organização conjunta da SPQMH, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) de Portugal.

    O CPQMH tem como matriz base o diálogo de temas pertinentes à Ciência da Motricidade Humana, fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência realizados por acadêmicos e acadêmicas e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa.

    Nesta nona edição do CPQMH, pretendeu-se refletir sobre as questões da motricidade e do desporto, tendo como ponto base o tema Corpo, (anti)racismo e (pós)colonialismo. Desta forma, pretendeu-se, desde uma perpetiva crítica, assumir a complexidade do gesto desportivo, e a motricidade que lhe é inerente, refletindo sobre o corpo racializado num contexto de pós-colonialidade. Procurou-se também cruzar estas temáticas com os diferentes enquadramentos epistemológicos das ciências humanas e sociais.


    Realização

    SPQMH; CEIS20/UC; CES/UC

  • VIII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: Motricidade e Interculturalidade
    v. 8 (2019)

    VIII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana:
    Motricidade e Interculturalidade

    Data: 09 a 11 de dezembro de 2019
    Local: Universidade Pedagógica - Maputo, Moçambique

    O Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (CPQMH) é um evento científico internacional e itinerante organizado desde 2003 pela “Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana” (SPQMH). No ano 2019, entre os dias 9 e 11 de dezembro, a oitava edição do CPQMH foi realizada pela primeira vez no continente africano, junto a Universidade Pedagógica, campus de Maputo, capital de Moçambique.

    O CPQMH tem como foco o diálogo de temas pertinentes à Ciência da Motricidade Humana (idealizada por Manuel Sérgio com base, especialmente, nas obras de Maurice Merleau-Ponty), fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência realizados por acadêmicos e acadêmicas da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa.

    Propósitos

    –  Criar tempos e espaços mais abrangentes visando a constituição de um locus para que se dê continuidade aos estudos da Motricidade Humana que se desenvolvem de forma rigorosa e sistemática no interior das instituições;

    – Apresentar trabalhos realizados por pesquisadores de diversas instituições, abrindo possibilidade para o questionamento e reflexão das produções apresentadas;

    – Contribuir para o aprofundamento de um diálogo profícuo, crítico, estimulador e gerador de proposições aos/as profissionais relacionados/as a Motricidade Humana, Educação Física, Educação, Lazer, Artes e áreas afins;

    – Ressaltar, em todos os eixos do “VIII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: Motricidade e Interculturalidade”, temática central do evento deste biênio.

    Deste modo, visa ressaltar, as sinergias entre “Motricidade” e “Interculturalidade”, sendo Motricidade compreendida conforme Sérgio (1994)*, bem como Lage, Gonçalves Junior, Nagamine e Carmo (2018)**, como ação intencional de transcendência, desde o ser que se dirige ao mundo, às coisas e aos demais seres humanos, que se realiza e se compreende na e desde a experiência compartilhada sendo-com-outrem-ao-mundo. E a Interculturalidade entendida de acordo com Santos e Meneses (2009)***, que para além de mera aceitação ou tolerância de uma cultura por outra, que se coloca como dominante, “[…] pressupõe o reconhecimento recíproco e a disponibilidade para enriquecimento mútuo entre várias culturas que partilham de um dado espaço cultural” (p. 9).

    E assim aprofundar a discussão em torno dos estudos de Motricidade Humana, em diálogo crítico e igualitário com outras epistemologias e outros projetos coletivos estéticos que primam pelo con-vivio, pela co-existência, pela co-responsabilidade, pela transformação social.

    *SÉRGIO, Manuel. Motricidade Humana: contribuições para um paradigma emergente. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
    **LAGE, V.; GONÇALVES JUNIOR, L.; NAGAMINE, K. K.; CARMO, C. S. Jogos de lutas: perspectiva da motricidade humana. São Carlos: EdUFSCar, 2018.
    ***SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Introdução. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. p. 9-19.

    Desenho criado por Paulo Antonini.
    “A composição é uma reinterpretação de Funtunfunefu denkyemfunefu, símbolo adinkra formado por dois crocodilos com um estômago comum, que comunica a ideia de irmandade, utilizado também para representar a democracia e a unidade na diversidade. Para a pintura foram utilizadas as cores da bandeira de Moçambique. Em diálogo com o Brasil, além do verde e amarelo, temos a imagem do crocodilo, réptil da mesma família que nossos jacarés. Em alusão à América Latina, os traços que compõem a imagem remetem ao grafismo utilizado por grupos pré-colombianos”.

    REALIZAÇÃO

    SPQMH; UP; UFSCar; Cátedra Joel Martins.

  • VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: ecomotridade e bem viver
    v. 7 (2017)

    VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: ecomotridade e bem viver

    Data: 30 de outubro a 01 de novembro de 2017
    Local: Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão-SE

    O Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (CPQMH) é um evento acadêmico e científico internacional organizado desde 2003 pela “Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana” (SPQMH) e que até sua 5ª. edição foi realizado na Universidade Federal de São Carlos-Brasil (UFSCar). Desde o início havia a intencionalidade dos/as organizadores/as a realização do evento de modo itinerante, ou seja, a cada evento outra cidade, na sede de uma das Instituições colaboradoras. Assim, no ano de 2015 o colóquio ocorreu na Universidad Austral de Chile (UACh), localizada na cidade de Valdivia, sul do Chile. Para o ano 2017, foi aprovada em Assembleia Geral Ordinária a proposta para realização do “VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: ecomotridade e bem viver” junto a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

    O evento tem como foco o diálogo de temas pertinentes à Ciência da Motricidade Humana (idealizada por Manuel Sérgio com base, especialmente, nas obras de Maurice Merleau-Ponty), fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência realizados por acadêmicos e acadêmicas da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa.

    Propósitos

    –  Criar tempos e espaços mais abrangentes visando a constituição de um locus para que se dê continuidade aos estudos da Motricidade Humana que se desenvolvem de forma rigorosa e sistemática no interior das instituições;

    –  Apresentar trabalhos realizados por pesquisadores de diversas instituições, abrindo possibilidade para o questionamento e reflexão das produções apresentadas;

    –  Contribuir para o aprofundamento de um diálogo profícuo, crítico, estimulador e gerador de proposições aos/as profissionais relacionados/as a Motricidade Humana, Educação Física, Educação, Educação Ambiental, Educação Musical, Lazer, Artes, História, Sociologia, Turismo e áreas afins;

    – Ressaltar, em todos os eixos do “VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: Ecomotricidade e Bem Viver”, as sinergias entre “Ecomotricidade”, entendida conforme Rodrigues e Gonçalves Junior (2009), “[…] como práticas corporais desenvolvidas com intencionalidade, relacionada a processos educativos de reconhecimento das relações ser humano-meio ambiente, que primam pela sinergia entre educação ambiental, motricidade humana e pedagogia dialógica” (p. 987), e o princípio dos povos originários da América Latina denominado “Bem Viver”, o qual, em acordo com Quijano (2011):

    “Bien Vivir” y “Buen Vivir”, son los términos más difundidos en el debate del nuevo movimiento de la sociedad, sobre todo de la población indigenizada en América Latina, hacia una existencia social diferente de la que nos ha impuesto la Colonialidad del Poder. “Bien Vivir” es, probablemente, la formulación más antigua en la resistencia “indígena” contra la Colonialidad del Poder. […] En el Quechua del Norte del Perú y en Ecuador, se dice Allin Kghaway (Bien Vivir) o Allin Kghawana (Buena Manera de Vivir) y en el Quechua del Sur y en Bolivia se suele decir “Sumac Kawsay” y se traduce en Español como “Buen Vivir”. Pero “Sumac” significa bonito, lindo, hermoso, en el Norte del Perú y en Ecuador. Así, […] “Sumac Kawsay” se traduciría como “Vivir Bonito” […] (p. 77).

    Ampliando, assim, a discussão em torno dos estudos da Motricidade Humana, em diálogo crítico e igualitário com outras epistemologias e outros projetos coletivos estéticos que primam pelo con-vívio, pela co-existência, pela co-responsabilidade.

  • VI Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: etnomotricidades do sul
    v. 6 (2015)

    VI Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: etnomotricidades do sul

    Data: 03 a 06 de novembro de 2015
    Local: Universidad Austral de Chile - Valdivia, Chile

    O Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (CPQMH) é um evento acadêmico e científico internacional organizado desde 2003 pela “Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana” (SPQMH) e que até sua 5ª edição foi realizado na Universidade Federal de São Carlos-Brasil (UFSCar). Desde o início havia a intencionalidade dos/as organizadores/as a realização do evento de modo itinerante, ou seja, a cada evento outra cidade, na sede de uma das Instituições colaboradoras. Para o ano 2015, foi aprovada em Assembleia Geral Ordinária a proposta para realização do “VI Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: etnomotricidades do sul” junto a Universidad Austral de Chile (UACh), localizada na cidade de Valdivia, sul do Chile. O CPQMH, ocorrido entre os dias 03 e 06 de novembro de 2015, teve como foco o diálogo de temas pertinentes à Ciência da Motricidade Humana (idealizada por Manuel Sérgio com base, especialmente, nas obras de Maurice Merleau-Ponty), fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos e experiência realizados por acadêmicos e acadêmicas da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa.


    Eixos Temáticos

    • CURRÍCULOS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MOTRICIDADE HUMANA (ou AFINS): estudos, pesquisas e relatos de experiências relacionados às concepções/propostas curriculares para os cursos de formação em Ciência da Atividade Física, Ciências do Esporte, Educação Física, Motricidade Humana, observando ramos de intervenção, estágios curriculares, mercado de trabalho e legislação.
    • ECOMOTRICIDADE: estudos, pesquisas e relatos de experiências em contextos de intencionalidade às sinergias corpo-meio ambiente observando manutenção, transformação, mobilidade e sustentabilidade ambiental.
    • EPISTEMOLOGIA DA MOTRICIDADE HUMANA: estudos e pesquisas sobre fundamentação e epistemologia da Ciência da Motricidade Humana e seus ramos de intervenção.
    • ETNOMOTRICIDADE: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas com características próprias de um povo/comunidade desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos de tradição e resistência de tais manifestações.
    • OCIOMOTRICIDADE: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas lúdicas, de divertimento, de lazer, de ócio e de contemplação.
    • MOTRICIDADE E ARTE: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas envolvendo processos de criação relacionados à expressão corporal por meio das linguagens da dança, das artes visuais, teatrais e musicais, bem como as práticas corporais alternativas.
    • MOTRICIDADE E MANIFESTAÇÕES ESPORTIVAS OU PERFORMATIVAS: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas relacionadas ao esporte institucionalizado ou emergente para diferentes públicos (classes sociais, gênero, faixa etária, raça-etnia…), particularmente no contexto comunitário.
    • MOTRICIDADE, BEM VIVER E SAÚDE: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos de atenção e promoção do bem viver e da saúde.
    • MOTRICIDADE ESCOLAR: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos, particularmente no contexto escolar.
  • V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: Motricidade, Educação e Experiência / II Congresso Internacional de Educação Física Esporte e Lazer / VI ShotoWorkshop
    v. 5 (2012)

    V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: Motricidade, Educação e Experiência / II Congresso Internacional de Educação Física Esporte e Lazer / VI ShotoWorkshop

    Data: 04 a 06 de outubro de 2012
    Local: Universidade Federal de São Carlos - São Carlos-SP

    O V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: Motricidade, Educação e Experiência – CPQMH / II Congresso Internacional de Educação Física Esporte e Lazer – CIEFEL / VI ShotoWorkshop, evento acadêmico e científico organizado em parceria entre a Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH), a Coordenação do Curso de Educação Física (CCEF/UFSCar), o Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH/UFSCar), Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dimensões Pedagógicas da Educação Física (LEPPEL), do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), a Coordenação do Curso de Especialização em Educação Física Escolar (CCEFE/UFSCar) e The Japan Karate Association (JKA-Brasil), teve como foco o diálogo de temas pertinentes à Ciência da Motricidade Humana (idealizada por Manuel Sérgio com base, especialmente, nas obras de Maurice Merleau-Ponty), visando à socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência realizados por acadêmicas e acadêmicos da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas com produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa.

    No ano de 2012, o evento ocorreu na cidade de São Carlos, Estado de São Paulo, Brasil, entre os dias  04 e 06 de outubro, apresentando como objetivo geral a divulgação e o diálogo em torno da produção científica e tecnológica que abrange as áreas da Educação Física, do Esporte e do Lazer em âmbito nacional e internacional.

    EIXOS TEMÁTICOS

    • LUDOMOTRICIDADE: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos de ludicidade, divertimento e percepção ambiental, particularmente no contexto do ócio e do lazer.
    • MOTRICIDADE, EPISTEMOLOGIA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Estudos, pesquisas e relatos de experiências relacionados a fundamentação e epistemologia da Ciência da Motricidade Humana e as concepções/ propostas curriculares para os atuais cursos de formação em Ciência da Atividade Física, Ciências do Esporte, Educação Física e Motricidade Humana, observando ramos de intervenção, estágios curriculares, mercado de trabalho e legislação.
    • MOTRICIDADE E ARTE: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas envolvendo processos de criação relacionados à expressão corporal por meio das linguagens da dança, das artes visuais, teatrais e musicais, bem como as práticas corporais alternativas.
    • MOTRICIDADE ESCOLAR: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos, particularmente no contexto escolar.
    • MOTRICIDADE E ESPORTE: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas relacionadas ao esporte e suas pedagogias, as noções de rendimento para diferentes públicos e contextos.
    • MOTRICIDADE E SAÚDE: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas desenvolvidas com intencionalidade relacionada às atividades voltadas a saúde ao longo do ciclo vital, incluindo pessoas com deficiências.
  • IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as lutas no contexto da motricidade / III Simpósio sobre o Ensino de Graduação em Educação Física: 15 anos do Curso de Educação Física da UFSCar / V ShotoWorkshop
    v. 4 (2009)

    IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as lutas no contexto da motricidade / III Simpósio sobre o Ensino de Graduação em Educação Física: 15 anos do Curso de Educação Física da UFSCar / V ShotoWorkshop

    Data: 06 a 09 de outubro de 2009
    Local: Universidade Federal de São Carlos - São Carlos-SP

    O IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as lutas no contexto da motricidade / III Simpósio sobre o Ensino de Graduação em Educação Física: 15 anos do Curso de Educação Física da UFSCar / V ShotoWorkshop, evento acadêmico e científico organizado em parceria entre a Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH), a Coordenação do Curso de Educação Física (CCEF/UFSCar), o Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH/UFSCar), o Departamento de Esportes (DeEsp/SAC/UFSCar), a Coordenação do Curso de Especialização em Educação Física Escolar (CCEFE/UFSCar) e The Japan Karate Association (JKA-Brasil), teve como foco o diálogo de temas pertinentes à Ciência da Motricidade Humana (idealizada por Manuel Sérgio com base, especialmente, nas obras de Maurice Merleau-Ponty), visando à socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência realizados por acadêmicas e acadêmicos da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa.

    No ano de 2009, o evento teve como temática central: as lutas no contexto da motricidade e foi realizado entre os dias 6 e 9 de outubro de 2009.

    O evento ofereceu a possibilidade de inscrição de trabalhos, exclusivamente na íntegra, nos seguintes eixos temáticos:

    • EDUCAÇÃO MOTORA: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas corporais desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos, particularmente no contexto escolar.
    • LUDOMOTRICIDADE: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas corporais desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos de ludicidade, divertimento e contemplação, particularmente no contexto de lazer.
    • ECOMOTRICIDADE: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas corporais desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos de cuidado e atenção com o meio ambiente.
    • MOTRICIDADE E SAÚDE: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas corporais desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos de promoção e recuperação da saúde.
  • III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: o Lazer em uma Perspectiva Latino-Americana
    v. 3 (2007)

    III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: o Lazer em uma Perspectiva Latino-Americana

    Data: 18 e 19 de outubro de 2007
    Local: Universidade Federal de São Carlos - São Carlos-SP

    O III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, evento acadêmico e científico organizado desde 2003 pela Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH), tem como foco o diálogo de temas pertinentes à Ciência da Motricidade Humana (idealizada por Manuel Sérgio com base, especialmente, nas obras de Maurice Merleau-Ponty), visando à socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência realizados por acadêmicas e acadêmicos da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa.

    No ano de 2007, em sua terceira edição, o Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, teve como temática central: o lazer em uma perspectiva latino-americana e foi realizado entre os dias 18 e 19 de outubro de 2007 pela SPQMH em parceria com o Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar).

    O evento ofereceu a possibilidade de inscrição de trabalhos, exclusivamente na íntegra, nos seguintes eixos temáticos:

    • EDUCAÇÃO MOTORA: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas corporais desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos, particularmente no contexto escolar.
    • LUDOMOTRICIDADE: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas corporais desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos de ludicidade, divertimento e contemplação, particularmente no contexto de lazer.
    • ECOMOTRICIDADE: Estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas corporais desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos de cuidado e atenção com o meio ambiente.

    O III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: o lazer em uma perspectiva latino-americana contou ainda com a realização das seguintes oficinas:

    1. Lazer e Educação Popular;
    2. Lazer e Educação Ambiental;
    3. Danças Circulares Sagradas na América Latina;
    4. Danças Populares Brasileiras;
    5. Jogos Teatrais na Educação.
  • Simpósio sobre o Ensino de Graduação em Educação Física / II Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: 10 anos do Curso de Educação Física da UFSCar
    v. 2 (2004)

    Simpósio sobre o Ensino de Graduação em Educação Física / II Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: 10 anos do Curso de Educação Física da UFSCar

    Data: 11 e 12 de novembro de 2004
    Local: Universidade Federal de São Carlos - São Carlos-SP

    O curso de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) completou em 2004 seu décimo aniversário. Este simpósio pretendeu marcar esta data, convidando a comunidade acadêmica da Educação Física/Ciência da Motricidade Humana para participar de um evento de reflexão e avaliação dos caminhos que a Graduação em Educação Física, tanto nas instituições públicas quanto privadas, têm tomado recentemente. Os desafios enfrentados por todos: na formulação de projetos pedagógicos, na gestão administrativa, na concepção de grade curricular, na integração ensino-pesquisa-extensão, de maneira a responder aos novos desafios colocados pela Educação Física/Ciência da Motricidade Humana enquanto área acadêmica e como profissão foram debatidos. Propostas bem sucedidas para o ensino de graduação foram apresentadas e discutidas, bem como os problemas e as dificuldades compartilhados entre as diferentes instituições foram levantados e avaliados, tendo o compromisso de contribuir para com uma formação superior em Educação Física de qualidade.

     Não pode deixar de colaborar na organização do evento a Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH), que apesar de fundada recentemente, em junho de 2003, teve sua origem junto ao Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF), vinculado ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar), que iniciou seus trabalhos em junho de 1996 (dois anos após a criação do curso) com a intenção de discutir a Educação Física a partir do referencial da Motricidade Humana (que não por acaso compõe o nome do Departamento acadêmico onde se originou tanto o NEFEF quando a SPQMH) e da Fenomenologia.

    Assim optamos por participarmos conjuntamente desta proposta de evento em comemoração aos 10 Anos do Curso de Educação Física da UFSCar, pois a história do NEFEF – SPQMH em muito se confunde com a história deste curso.

    Tradicionalmente, os encontros científicos em Educação Física/Ciência da Motricidade Humana têm temáticas específicas como Educação Física Adaptada, Fisiologia do Exercício, Sociologia do Esporte, Estudos do Lazer, entre outros e tem havido pouco espaço para o debate acadêmico acerca do que se ensina e o que se aprende em Educação Física durante os cursos de formação profissional/discutir o ensino de graduação. Este evento, no entanto, pretendeu proporcionar um ambiente rico para o debate de propostas curriculares para o ensino superior em Educação Física.

  • Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
    v. 1 (2003)

    I Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
    Dia: 30 de outubro de 2003
    Local: Teatro do SESC - São Carlos-SP

    Buscando sua consolidação acadêmico-científica e efetiva inserção social, a Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana promoveu, em 30 de novembro de 2003, o Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, contando com conferências de três estudiosos da Motricidade Humana, abordando o tema sobre diferentes perspectivas:

    • Prof. Dr. Manuel Sérgio (Instituto Piaget – Lisboa/Portugal), contextualizando a  Ciência da Motricidade Humana;
    • Prof. Dr. Samuel de Souza Neto (UNESP – Rio Claro-SP) e Profa. Dra. Dagmar Hunger (UNESP-Bauru-SP); abordando a Formação Profissional em Motricidade Humana;
    • Prof. Dr. Carol Kolyniak Filho (PUC-SP e UNIFIEL – São Paulo-SP) enfocando a Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana;
    • Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior (Presidente da SPQMH e Professor da UFSCar – São Carlos-SP) – moderador.