Nascido em Lisboa, Portugal, a 20 de abril de 1933. Licenciado em Filosofia, Doutorado e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada “Para uma Epistemologia da Motricidade Humana” (junho de 1986), defende a existência da Ciência da Motricidade Humana, de que a Educação Física é a pré-ciência e a Educação Física Escolar (ou Educação Motora, como prefere chamar) é o ramo pedagógico desta nova ciência social e humana. Sua tese fundamentou a criação da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
É professor catedrático reformado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa e do Instituto Superior da Maia. Desde 2 de outubro de 2001 é o presidente do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT – Instituto Piaget/Almada/Portugal).
O primeiro autor a teorizar o paradigma em que se fundamenta o trabalho científico da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana (SPMH) e a Sociedade Internacional de Motricidade Humana (SIMH), sendo de ambas, sócio-fundador. Já publicou 28 livros e inúmeros artigos em revistas portuguesas e internacionais.
Recebeu do governo brasileiro a medalha de mérito desportivo, outorgada pelo presidente José Sarney.
Foi professor convidado, durante os anos de 1987-1988, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Campinas/Brasil).
Informações extraídas do mini-currilum vitae do Prof. Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha