Licenciado em Economia e Doutorado em Sociologia, é Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa e Professor Convidado do ISCTE, onde tem lecionado Sociologia da Vida Quotidiana.
Tem sido consultor da Comunidade Européia e do Conselho da Europa em questões de Juventude. Coordena o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa sediado no Instituto de Ciências Sociais, com o apoio do Instituto Português da Juventude. Foi Vice-Presidente do Youth Directorate do Conselho da Europa.
É representante eleito dos investigadores do Instituto de Ciências Sociais no Senado da Universidade de Lisboa, participando no Conselho Científico de várias instituições: ICS; ISCTE; World Leisure and Recreation Association’s International Centre of Excellence (WICE), Holanda; Observatório das Atividades Culturais.
Tem participado em várias redes internacionais de investigação ( Research into Youth Matters Group, European Community Youth Exchange Bureau, Task Force Human Resources, Education, Training and Youth; «Network on Transitions in Youth», European Science Foundation; Europäisch Gesellschaft für Regionale und Internationale Socialforschung, etc.) e em diversas associações científicas (Associação Portuguesa de Sociologia, International Sociological Association, Leisure Studies Association, etc.).
Tem sido Professor Visitante em várias universidades européias e sul-americanas.
Orientou e arguiu mais de meia centena de teses de licenciatura, mestrado e doutoramento, em Portugal e no estrangeiro.
Foi Diretor da Imprensa de Ciências Sociais e é presentemente Diretor da Análise Social
Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais, em 2003.
Apresentou cerca de uma centena de conferências e comunicações em seminários e congressos internacionais e tem mais de uma centena de publicações em diversas línguas (Português, Inglês, Francês, Castelhano, Alemão, Holandês e Chinês). De entre as suas publicações destacam-se:
• A Prostituição e a Lisboa Boémia do séc. XIX aos Inícios do séc. XX , Editorial Querco, Lisboa, 1985.
• Artes de Amar da Burguesia. A Imagem da Mulher e os Rituais de Galanteria nos Meios Burgueses do Séc. XIX em Portugal , Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Colecção Ensaios e Aproximações, Lisboa, 1986.
• Culturas Juvenis, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 1993 (2ª reimpressão em 1995; 2ª edição, 3ª reimpressão em 2003).
• Sousa Martins e suas Memórias Sociais. Sociologia de uma Crença Popular, Gradiva, Lisboa, 1994.
• Jovens Portugueses de Hoje (Co-coordenação), SEJ/CELTA, Lisboa, 1998.
• Gerações e Valores na Sociedade Portuguesa Contemporânea (Coordenação científica), SEJ/ICS, Lisboa, 1999.
• Traços e Riscos de Vida. Uma Aproximação Qualitativa a Modos de Vida Juvenis (Coordenação), Ambar, Porto, 1999 (2ª edição em 2000).
• Consciência Histórica e Identidade – Os Jovens Portugueses num Contexto Europeu , SEJ/CELTA, Lisboa, 1999.
• Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Trabalho e Futuro , Ambar, Porto, 2001 (2ª edição em 2003).
• Sociologia da Vida Quotidiana. Teorias, Métodos e Estudos de Caso, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2002.
• Vida Cotidiana: Enigmas e Revelações , Cortez, São Paulo, 2003.
• Condutas de Risco, Práticas Culturais e Atitudes Perante o Corpo. Inquérito aos Jovens Portugueses , em colaboração, Celta, Oeiras, 2004.
• The Multiple Faces of the Future in the Labyrinth of Life , Journal of Youth Studies , Vol. 6, No. 2, 2003.
• Tribos Urbanas – Produção artística e identidades , Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2004.
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
- Sociologia da Vida Quotidiana
- Metodologias e Teorias Sociológicas
- Sociologia da Juventude
- Sociologia da Cultura
- Sociologia do Lazer
- História Econômica e Social
Informações extraídas do site do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL): http://www.ics.ul.pt/corpocientifico/josemachadopais/
Acesso em: 01/04/2005