Devires entre performance negra e dança inclusiva para poéticas transatlânticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29181/2594-6463-2024-v8-n1-p88-99

Palavras-chave:

Performance Negra, Dança Inclusiva, Poéticas Transatlânticas, Interseccionalidade

Resumo

Devires entre performance negra e dança inclusiva para poéticas transatlânticas

Resumo
Este ensaio apresenta um recorte da Tese de doutorado intitulada “Poéticas transatlânticas: devires entre a performance negra e a dança inclusiva”, ainda em construção, deste modo abordaremos os conceitos norteadores da pesquisa e daremos ênfase à metodologia de criação em dança, que estamos chamando de Poéticas Transatlânticas, que pretende experimentar possibilidades criativas a partir de provocações dramatúrgicas da poesia de Beatriz Nascimento, por meio da improvisação em dança voltada a experimentações e processos criativos, motivadas por fragmentos de sua poesia e da Capoeira Angola, sobretudo os movimentos e canções que possuem relação com o mar. Almejamos questionar como a dança pode ser pensada e criada em uma perspectiva decolonial, em uma zona de interseccionalidade. A busca por essa dança, perpassa pela experiência vivida e dançada e pelo ato de olhar e perceber a existência de mulheres negras com deficiência na dança.
Palavras-chave: Performance Negra. Dança Inclusiva. Poéticas Transatlânticas. Interseccionalidade.

Becomings between black performance and inclusive dance for transatlantic poetics

Abstract
This essay presents an excerpt from the doctoral thesis entitled Transatlantic Poetics: Becomings between black performance and inclusive dance, still under construction, in this way we will address the guiding concepts of the research and will emphasize the methodology of creation in dance, which we are calling Transatlantic Poetic, which aims to experiment with creative possibilities based on dramaturgical provocations from the poetry of Beatriz Nascimento, through dance improvisation aimed at experiments and creative processes, motivated by fragments of her poetry and Capoeira Angola, especially the movements and songs that are related with the sea. We aim to question how dance can be thought of and created from a decolonial perspective, in a zone of intersectionality. The search for this dance permeates the lived and danced experience and the act of looking and perceiving the existence of black women with disabilities in dance.
Keywords: Black Performance. Inclusive Dance. Transatlantic Poetic. Intersectionality.

Devires entre la performance negra y la danza inclusiva para poéticas transatlánticas

Resumen
Este ensayo presenta un extracto de la tesis doctoral titulada Poéticas transatlánticas: Devires entre la performance negra y la danza inclusiva, aún en construcción, de esta manera abordaremos los conceptos rectores de la investigación y enfatizaremos la metodología de creación en danza, que estamos llamando Poéticas Transatlánticas, que tiene como objetivo experimentar posibilidades creativas a partir de provocaciones dramatúrgicas a partir de la poesía de Beatriz Nascimento, a través de la improvisación en danza orientada a experimentos y procesos creativos, motivados por fragmentos de su poesía y la Capoeira Angola, especialmente los movimientos y canciones que se relacionan con el mar. Nuestro objetivo es cuestionar cómo se puede pensar y crear la danza desde una perspectiva decolonial, en una zona de interseccionalidad. La búsqueda de esta danza permea la experiencia vivida y bailada y el acto de mirar y percibir la existencia de mujeres negras con discapacidad en la danza.
Palabras clave: Performance Negra. Danza Inclusiva. Poéticas Transatlânticas. Interseccionalidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BARRAL, J. H. A. Dança inclusiva em contexto artístico: análise de duas companhias. 2002. 161 f. Dissertação (Mestrado em Performance Artística-Dança) – Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2002.

BERTH, J. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Jandaíra, 2020.

COLLINS, P. H. O pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.

DE LIMA, M.; DALLA DÉA, V. H. S.; DOS SANTOS, R. C.; DE OLIVEIRA, A. L. Experiências em dança que transbordam: ações, criações e afirmações poéticas de corpos diversos. Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas - Ufac, v. 1, n. 2, p. 64-78, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/txai/article/view/6701. Acesso em: 25 jul. 2023.

DÍAZ-BENÍTEZ, M. E. Muros e pontes no horizonte da prática feminista: uma reflexão. In: HOLLANDA, H. B. (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar doTempo, 2020. p. 273-296.

HOOKS, b.. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2021.

JESUS, R. F. A performance negra de Victoria Santa Cruz e suas reverberações na construção de escrevivências e feminismos negros. 2020. 166 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução: Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

TEMBE, M. Entrevista. MARIANA TEMBE – Uma coleção para Amanhã. [Lisboa; Maputo: VIII Parte], 05 nov. 2022. 1 vídeo (23 min.). Publicado pelo canal Estúdios Victor Córdon. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1yrZ76TDYoo. Acesso em: 10 fev. 2023.

MCRUER, R. Crip theory: cultural signs of queerness and disability. New York: New York University Press, 2006.

NASCIMENTO, B. Entrevista. In: ÔRÍ. Direção: Raquel Gerber. Angra Filmes Ltda, 1989 (91 min.).

NASCIMENTO, B. Betha. In: RATTS, A.; GOMES, B. Todas (as) distâncias; poemas, aforismos e ensaios de Beatriz Nascimento. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2015. p. 28.

NASCIMENTO, B. Entrevista. In: CIÊNCIA FEMININA ENTREVISTA – Bethania Nascimento. [S. l.: s. n.], 12 fev. 2021. 1 vídeo (1h 39 min.). Publicado pelo canal Ciência Feminina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sXq9-uvtbz0. Acesso em: 09 mar. 2024.

OLIVEIRA, V. S. Ara-Ítàn: a dança de uma rainha, de um carnaval e de uma mulher... 2016. 182 p. Dissertação (mestrado em Dança). Escola de Dança - Universidade Federal da Bahia, Salvador – BA, 2016.

ÔRÍ. Direção: Raquel Gerber. Angra Filmes Ltda, 1989 (91 min.).

RATTS, A. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. Instituto Kuanza. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006. Disponível em: https://www.imprensaoficial.com.br/downloads/pdf/projetossociais/eusouatlantica.pdf. Acesso em: 02 mar. 2023.

RATTS, A.; GOMES, B. (org.). Todas (as) distâncias: poemas, aforismos e ensaios de Beatriz Nascimento. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2015.

SILVA, R. L.; JESUS, R. F. “É mito, mas pode ser verdade”: As africanidades brasileiras nos processos interativos em dança. Dossiê Africanidades Brasileiras. Temporis [ação], v. 19, n. 2, e-190201, p. 1-26, jul./dez., 2019.

TEIXEIRA, C. Deficiência em cena: a ciência excluída e outras estéticas. 2. ed. Natal: Offset, 2021.

TOURINHO, L. Jogo coreográfico: uma proposta pedagógica e artística sobre o fenômeno da composição coreográfica e dramatúrgica na dança contemporânea. Anais ABRACE, v. 6, n. 1, p. 1-4, 2007. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1202. Acesso em: 11 mar. 2024.

Downloads

Publicado

07/05/2024

Como Citar

JESUS, R. F. de; KABILAEWATALA, R. L.; LIMA, M. D. de. Devires entre performance negra e dança inclusiva para poéticas transatlânticas. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, São Carlos, v. 8, n. 1, p. 88–99, 2024. DOI: 10.29181/2594-6463-2024-v8-n1-p88-99. Disponível em: https://motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p88-99. Acesso em: 19 maio. 2024.